
Você sabia que as cores e formas tem o poder de influenciar as emoções, comportamentos e percepções do mundo e principalmente de produtos? Caso não saiba, iremos te explicar.
Tudo o que visto e consumido através de comerciais, outdoors, publicidades e até rótulos de embalagens são minimamente pensados e estudados para que captem as emoções da clientela de forma positiva ou até mesmo negativa cativando os sentimentos para efetivar a compra de um produto ou não.
A princípio, te contaremos de forma breve como os rótulos surgiram: Tudo se inicia em 1880 quando viram a necessidade de identificar e destacar seus produtos com isso veio a rivalidade entre comerciantes para chamar a atenção de seus consumidores. Com o passar do tempo, grandes marcas perceberam que teriam de usar da criatividade para criar etiquetas (o que era comumente utilizado) chamativas e com o design “único” para captar seus fregueses. Com a constância dos rótulos nos mercados, órgãos reguladores passaram a exigir a presença de informações necessárias ao público como tabela nutricional, data de validade, restrições de uso, volume e outras informações.
Contudo, é compreensível a importância dos rótulos e da identidade visual de cada marca, afinal é isso o que vai fazer seu produto sair das prateleiras e irem para dentro da casa dos compradores. Combinações de cores e formas são cruciais para isso. Tudo já está implantado no subconsciente dos consumidores esperando apenas um gatilho para ter sua atenção tomada pelo design do rótulo de um produto. A combinação certa desses elementos desperta de forma voluntária os desejos e sentimentos inconscientes a querer obter certa mercadoria, isso se dá pela psicologia tanto das cores quanto das formas.
O que seria a psicologia das cores?
Visa entender como as cores influenciam o comportamento humano. Segundo estudos da universidade de Kaunas, as cores influenciam na decisão da compra e podem aumentar a eficiência do marketing. O que cada cor transmite:
Vermelho: transmite energia, paixão e calor. Pode aumentar a frequência cardíaca e estimular o apetite.
Azul: traz confiança, inteligência e calma. Muitas vezes é utilizado para transmitir confiança e credibilidade
Amarelo: transpassa alegria, otimismo e criatividade. Pode atrair atenção e promover um estado de ânimo positivo.
Verde: transmite natureza, frescor e harmonia. É conhecido por ter efeitos relaxantes e de equilíbrio
Preto: Sofisticação, elegância, poder e mistério. É uma cor versátil que pode evocar diferentes emoções dependendo do contexto
Branco: simboliza pureza, simplicidade e paz. É muitas vezes utilizado para criar uma sensação de limpeza e espaço, organização e tranquilidade.
Já a psicologia das formas possui a mesma linha de raciocínio da psicologia das cores, porém com as formas. Como as posições e formatos em um rótulo irão fazer os clientes a consumir seu produto.
Linhas de retas: evocam em sua essência ordem e clareza
Curvas: passam a leve impressão de movimento
Círculos: são responsáveis por expressar eternidade e plenitude
Retângulos/quadrados: expressa ordem e segurança.
Triângulos: representa coisas inicialmente distintas que se unem em um ponto.
É evidente que as combinações dessas técnicas de forma correta fazem com que a etiqueta do seu produto se destaque nas prateleiras. Para a implementação dessas técnicas nos rótulos é necessário saber os valores de sua empresa, é necessário estratégia, baseie as escolhas dos elementos na cultura de seu negócio e não em referências pessoais.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona a escolha e seleção dos elementos para um design estratégico. Nós da Núcleo Consultoria oferecemos a melhor experiência para a criação e desenvolvimento sustentável de rótulos, buscando sempre atender as expectativas dos clientes e criar designs únicos. Entre em contato com a nossa equipe para mais detalhes.
Comments