Você já parou para pensar para onde vão os resíduos após uma cirurgia? Ou até mesmo após um experimento laboratorial. Como eles são tratados? Será que são geridos da melhor forma? Continue nesse artigo que assim você entenderá melhor sobre esse tema.
É de conhecimento geral que os laboratórios e hospitais descartam resíduos que muita das vezes são tóxicos tanto para o convívio humano quanto para o meio ambiente , para evitar algum problema é ideal que sejam criadas estratégias para a gestão eficiente desses resíduos .
Qual é a consequência de uma má gestão?
Atualmente, o mundo está em crise e a cada dia aumenta a porcentagem de destruições ao meio ambiente (perda de áreas e poluição atmosférica). Isso acontece muito por conta da má gestão de resíduos, tal ato também tem como consequência o aumento de pessoas doentes e perda de sua qualidade de vida. Logo é importante lembrar que tais resultados seriam diferentes se a gestão eficiente desses resíduos tivesse sido colocada em prática.
As Estratégias:
No total, são 9 estratégias que se seguidas em ordem resultaram em uma melhor gestão desses resíduos que tem origem da área da saúde.
1) Segregação:
É a separação desses resíduos de acordo com cada uma de suas características, como por exemplo ver se ele é líquido ou sólido.
2) Acondicionamento:
É quando temos que embalar esses resíduos antes separados, tendo em vista que cada resíduo precisa de um cuidado diferente. Alguns precisam de sacos mais grossos e outros se contentam com os normais mesmo.
3) Identificação:
Nessa etapa nós analisamos o que tem dentro dos sacos para que cada resíduo vá para o lugar certo. Esses resíduos são divididos em grupos e são eles:
Grupo A: são aqueles que por suas características de apresentarem vírus tem a maior possibilidade de infecção. Exemplo: placas e lâminas de laboratório.
Grupo B: Substâncias químicas que podem afetar a saúde da humanidade e da natureza por serem tóxicas, corrosivas, reativas e inflamatórias.
Exemplo: medicamento e reagentes de laboratório
Grupo C: Qualquer substância que tenha alto índice de radiação.
Exemplo: serviço de medicina nuclear e radioterapia
Grupo D: Aqueles que não apresentam nenhum risco são até comparados aos resíduos domiciliares .
Exemplo: Sobra de alimentos e resíduos de áreas administrativas
Grupo E: materiais que podem cortar ou perfurar .
Exemplo: lâminas de bisturi e agulhas.
4) Transporte interno:
Os resíduos são transportados até o local destinado ao armazenamento temporário ou externo deles .
5) Armazenamento temporário:
É como o nome já diz, um lugar onde esses resíduos ficam armazenados temporariamente e tem o objetivo de agilizar a coleta e facilitar o deslocamento para outros lugares tendo a presença de resíduos já acondicionados.
6) Tratamento:
Isto é quando há descontaminação dos resíduos, que tem o objetivo de remover tudo aquilo que é considerado ruim para a saúde humana e do meio ambiente.
7) Armazenamento externo:
É como o armazenamento temporário mas ele espera a coleta externa, os resíduos são armazenados em um ambiente específico e com acesso fácil.
8) Coleta e Transportes externos:
É o momento em que ocorre a retirada dos resíduos do lugar onde eles estavam antes armazenados, sendo eles coletados por um transporte que tem as medidas ideias de cuidados para garantir uma melhor preservação, assim eles são levados até a unidade de tratamento ou a disposição final.
9) Disposição final:
Quando os resíduos são lançados nos solos que já antes estavam devidamente preparados para recebê-los, obedecendo os critérios estabelecidos pelo CONAMA e pela Anvisa.
Quais são os benefícios que uma boa gestão pode trazer ?
A gestão eficiente de resíduos hospitalares e laboratoriais tem como benefícios o bem estar tanto de pessoas quanto da natureza. Logo é muito importante que sua empresa tenha uma melhor gestão de resíduos, assim você economiza seu dinheiro, não vai correr risco de ser autuado e vai ter uma responsabilidade socioambiental, tem coisa melhor?? Então busque logo seu serviço na Núcleo. No texto a seguir irei falar melhor sobre isso.
O que a Núcleo pode fazer para me ajudar nessa questão?
Na Núcleo nós temos como um de nossos serviços o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), em resumo é um plano que tem como objetivo fornecer um maior controle sobre esses resíduos, sendo armazenados de forma apropriada, planejando uma redução na produção deles e tudo de acordo com o que é exigido pela Anvisa e pelo CONAMA. Para saber mais sobre esse serviço ou para adquiri-lo acesse o link abaixo : https://www.nucleoconsultoriajr.com/pgrss
Nós, da Núcleo Consultoria Jr, levamos a sério a meta de trazer pro cliente o melhor resultado, trabalhando com uma ótima qualidade e um custo abaixo do mercado.
Temos outros ótimos serviços , como :
•Análise de água e análise química;
•Captação de água da chuva;
•Captação de energia solar;
•Manual de boas práticas;
•Neutralização de CO2;
•PGRS;
•Rotulagem Nutricional;
•Design de Rótulos.
Ficou interessado ? Deseja fazer um orçamento gratuito ?Só falar com um de nossos membros e te atenderemos com o maior cuidado .Acesse nosso site para saber mais sobre quem somos e sobre nossos serviços.
Comments